Na tarde desta quinta-feira, dia 05, o governador Elmano de Freitas convocou a imprensa para falar da construção do Terminal de Armazenamento e Distribuição de combustíveis derivados de petróleo, biocombustíveis, BTX e alcatrão a ser instalado no Porto do Pecém. A previsão é que as obras sejam iniciadas no mês de janeiro de 2025 e finalizadas em agosto de 2027. Os recursos serão disponibilizados pelo Banco do Nordeste já no mês de dezembro.
Na opinião do governador Elmano, a iniciativa dará mais competitividade ao Porto do Pecem, e podem até possibilitar redução de preço de combustíveis num futuro próximo. Isto porque haverá maior número de distribuidoras operando no novo terminal, que vai comercializar gasolina, diesel, etanol, biocombustível e querosene de aviação.
Ourtra vantagem da construção tem alcance social. Com a transferência da tancagem para o Porto do Pecém, em São Gonçalo do Amarante, o porto do Mucuripe deixa de representar um risco para as famílias que residem no seu entorno.