Iniciada em às 18h de sexta-feira, dia 13 de fevereiro, a Operação Carnaval 2026 destinou quase 10 mil agentes de segurança para garantir a tranquilidade da população durante o período momino. O efetivo conta com 7.659 policiais militares, 326 policiais civis, 739 bombeiros militares e 112 servidores da Perícia Forense do Ceará, além de 480 profissionais da Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops), 47 da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer) e 17 da Coordenadoria de Inteligência (Coin) da SSPDS.

Somente em Fortaleza, o reforço contará com 2.481 profissionais de Segurança Pública. Nas ruas da Capital estarão presentes, diariamente, 2.073 policiais militares; 163 policiais civis; 204 bombeiros militares e 38 agentes da Pefoce.

O governador Elmano de Freitas, no entanto, lembra da responsabilidade que cada um deve ter para evitar ocorrências violentas. “Estamos com mais de 9.300 homens e mulheres que vão trabalhar para garantir segurança pública onde tem festa ou celebração religiosa. Pedimos a quem for dirigir que não beba bebida alcoólica. Também respeito às mulheres quando elas dizem não. Sempre respeito ao próximo, e às mulheres mais ainda”.

By marcoslima

Jornalista, apresentador de TV e radialista. Experiência profissional: 13 anos no Rádio e 26 anos na TV. Trabalha também com Merchandising. Gravações de spot para o Rádio, VT para a televisão e Vídeos para a Internet.