As obras da Ferrovia Transnordestina se estendem por 326 quilômetros em território cearense, ligando Piquet Carneiro ao Porto do Pecém. Concluídos 80% de execução da Fase 1, no Ceará, a Ferrovia teve suas obras vistoriadas pelo governador Elmano de Freitas nesta sexta-feira (30), nos municípios de Aracoiaba, no Maciço de Baturité, e Piquet Carneiro, no Sertão Central. Atualmente, todos os trechos da ferrovia em território cearense estão em execução.

O governador Elmano de Freitas destacou a importância da obra para todo o Ceará. “Tenho muita alegria de estar aqui na minha região, o Maciço de Baturité, em Aracoiaba, para essa visita às obras da Transnordestina, para que possamos ver in loco o andamento da obra”, afirmou o governador, durante a vistoria do início dos trechos lote 9 (Aracoiaba–Baturité) e lote 10 (Caucaia–Aracoiaba).

Com extensão total de 97 quilômetros, os lotes 9 e 10 abrangem os municípios de Baturité, Aracoiaba, Redenção, Acarape, Guaiúba, Palmácia, Maranguape e Caucaia. O trecho recebeu investimento de R$ 2 bilhões, por meio do Novo PAC, em dezembro de 2025. Já o segundo trecho visitado foi o lote 5, que abrande os municípios de Piquet Carneiro, Senador Pompeu e Quixeramobim, e está em fazer de execução de superestrutura.

By marcoslima

Jornalista, apresentador de TV e radialista. Experiência profissional: 13 anos no Rádio e 26 anos na TV. Trabalha também com Merchandising. Gravações de spot para o Rádio, VT para a televisão e Vídeos para a Internet.