A Segurança Pública do Ceará ganhou um novo reforço com a entrega na quarta-feira (14), de 3.323 novos equipamentos à Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização, representando um investimento de cerca de R$ 2 milhões. A entrega foi realizada no Complexo Penitenciário em Aquiraz, Região Metropolitana de Fortaleza, com as presenças do governador Elmano de Freitas e do secretário da Administração Penitenciária e Ressocialização, Mauro Albuquerque.
A ação integra o programa Ceará Contra o Crime. Com essa nova remessa, a atual gestão atinge a 45.792 equipamentos já adquiridos. A expectativa é chegar a 52.281 materiais entregues às Forças de Segurança até o fim de 2026.
O governador Elmano de Freitas anunciou que, em fevereiro, vai encaminhar para a Assembleia Legislativa do Ceará projetos de lei que asseguram gratificações para valorizar ainda mais a atuação dos policiais penais. Na oportunidade, o governador também visitou instalações que foram ampliadas dentro do complexo penitenciário, incluindo o novo canil do Grupo de Ações Penitenciárias (GAP) entregue na atual gestão.
O secretário Mauro Albuquerque destacou os equipamentos facilitam a rotina dos policiais penais que se dedicam para garantir o controle das unidades prisionais, que contabilizam mais de 25 mil internos. “Desde 2019 não tem uma rebelião dentro do sistema prisional. Resultado de um trabalho muito intenso, que inclui capacitação do servidor e aquisição de equipamentos e tecnologias”, concluiu o titular da SAP.
