Considerada uma das obras ferroviárias mais estratégicas do país, a Transnordestina passou a ter 100% das obras autorizadas no trecho cearense após a assinatura da ordem de serviço dos lotes 9 e 10. Com 97 quilômetros de extensão, a etapa final da ferrovia atravessa os municípios de Baturité, Aracoiaba, Redenção, Acarape, Guaiúba, Palmácia, Maranguape e Caucaia.

A autorização representa a mobilização total das obras no estado, com previsão de geração de até 2 mil empregos diretos. Para o governador Elmano de Freitas, a iniciativa vai transformar a economia do Ceará. “Estamos falando de uma obra que, quando concluída, passa de R$ 15 bilhões, algo que vai transformar a economia do estado, colaborar com a logística do país e pode dobrar a movimentação de carga do Porto do Pecém”, frisou o chefe do Executivo Estadual. O avanço se soma ao andamento da Fase I do projeto, que liga Paes Landim (PI) ao Porto do Pecém (CE) e já atingiu 79% de execução física.

By marcoslima

Jornalista, apresentador de TV e radialista. Experiência profissional: 13 anos no Rádio e 26 anos na TV. Trabalha também com Merchandising. Gravações de spot para o Rádio, VT para a televisão e Vídeos para a Internet.