O governador Elmano de Freitas assinou, nesta segunda-feira (31), sete decretos regulamentando a reestruturação das Forças de Segurança do Ceará.

Com as mudanças, será criada uma nova sede da Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops) em Quixadá, além da chegada de novos núcleos em Baturité, Russas, Canindé, Aracati, Crateús, Tianguá, Camocim, Itapipoca, Iguatu, Tauá, Campos Sales e Brejo Santo. A Polícia Militar ganhará quatro comandos operacionais: um na Capital, um na Região Metropolitana de Fortaleza, um no Interior Sul e um no Interior Norte. Já a Polícia Civil passará a contar com o Departamento de Repressão ao Crime Organizado (DRCO) e o Departamento de Repressão aos Crimes contra o Patrimônio (Depatri). Também serão criadas duas Delegacias de Repressão contra o Crime Organizado (Draco) nas regiões Norte e Sul, além de 20 novas seccionais e 30 setores de inteligência. O Corpo de Bombeiros Militar também ganhará novos batalhões, como o de Salvamento Marítimo (BSMar) e o de Prevenção Institucional (BPI). A Perícia Forense do Ceará irá ampliar sua área de atuação em todo estado com a chegada de três Coordenadorias de Perícia Regionalizadas: Sul, Norte e Central. Também serão implementadas dez células de gestão do núcleos do Interior, 23 novos núcleos de Perícia e quatro coordenadorias na Sede: inteligência, custódia, vestígios forenses e segurança da informação e desenvolvimento institucional.

O governador Elmano de Freitas ressaltou a sintonia com a sua base de apoio na Assembleia Legislativa. “Importante lembrar que isso só foi possível graças à aprovação das nossas proposições por parte da Assembleia Legislativa. Paralelamente aos decretos de hoje, estamos também iniciando os concursos para essas instituições. Essas mudanças não ficarão apenas nas intenções da lei, vamos implementar na vida real”, garantiu o governador.

By marcoslima

Jornalista, apresentador de TV e radialista. Experiência profissional: 13 anos no Rádio e 26 anos na TV. Trabalha também com Merchandising. Gravações de spot para o Rádio, VT para a televisão e Vídeos para a Internet.