Em Fortaleza, a ação ocorreu na Praça do Ferreira, no Centro da Capital, durante todo o dia de sábado, 14. São orientações para prevenir e eliminar os focos do mosquito Aedes aegypti que foram transmitidas à população por técnicos e agentes da Secretaria Estadual de Saúde, como parte da programação do dia D de Mobilização Nacional contra o Aedes.
O simpático personagem Zé Gotinha contrastava com a cara de malvado do Mosquitão, que interagiram com o público que recebeu material educativo como panfletos, jogo de tabuleiro e exposição do ciclo do mosquito Aedes aegypti.
Além disso, foram disponibilizados serviços de cidadania da Secretaria da Proteção Social, Instituto de Desenvolvimento do Trabalho (IDT/Sine) e Defensoria Pública do Ceará. Embaixo da tenda armada no centro da praça, crianças receberam as seguintes vacinas: Penta; VIP; Rotavirus; Pneumo 10v; Meningo C; Meningo ACWY; HPV; Covid; Tetra viral. Nos adultos, foram aplicadas as vacinas: dT; Hepatite B; dTpa; Covid-19 Serum; Tríplice viral.
Em fevereiro deste ano, o Ministério da Saúde iniciou a distribuição de vacinas contra a dengue. O público-alvo, definido pelo MS, abrange crianças e adolescentes entre 10 e 14 anos. Foram selecinados no Ceará 27 municípios, onde está sendo aplicado imunizante.
Em 2024, foram notificados 49.020 casos de dengue até 7 de dezembro (semana epidemiológica 49). Dos casos notificados, 11.697 casos foram confirmados. A taxa de incidência acumulada dos casos confirmados é de 133,0 por 100 mil habitantes, considerada média.