O Governo do Ceará entregou, nesta quarta-feira (16), seis laboratórios, em seis municípios, como parte do Projeto H-TEC. O investimento foi de R$ 4,05 milhões. O evento, que foi comandado virtualmente pelo governador Elmano de Freitas, ocorreu de forma simultânea nos seis polos do Projeto: Fortaleza, Quixeramobim, Mauriti, Juazeiro do Norte, São Gonçalo do Amarante e Sobral.
Com investimento estadual de R$ 34 milhões ao longo de quatro anos, o H-TEC tem como principal objetivo dar suporte para o setor de energias renováveis, por meio da capacitação de profissionais qualificados. Com o projeto, serão implantados laboratórios de ensino especializados e de formação técnica, alinhados ao mercado de trabalho na área de geração de energias eólica, solar fotovoltaica e hidrogênio verde.
A aula inaugural marca o primeiro ciclo dos cursos de qualificação técnica do Projeto H-TEC, que irá ofertar até 2026 um total de 11.550 vagas. Um grupo de 1.800 estudantes foi selecionado no edital para fazer o curso com formação prevista para junho de 2025.
Os laboratórios contam com computadores, todos os equipamentos de segurança do trabalho necessários para atuação do profissional e diversas bancadas didáticas, do tipo energia solar ongrid e offgrid, telhado didático, energia eólica, energia hidráulica, instalações elétricas, sistemas supervisórios e produção, armazenamento e aplicações do hidrogênio verde e ferramentas.