O Governador Elmano de Freitas endureceu o discurso contra à bandidagem. Em discurso na formatura de 1.099 novos soldados e 30 tenentes da Polícia Militar, Elmano disse que no enfrentamento direto contra criminosos a prioridade sempre será a vida dos policiais. Para os policiais, o recado é entendido como uma forma de apoio do governador em situações que exijam dos agentes de segurança a opção de disparo da arma de fogo para proteger a própria vida.
O governador Elamano também comemorou a decisão do Supremo Tribunal Federal de confirmar a prisão em regime fechado de homicidas condenados pelo Tribunal do Júri. Com a decisão, os réus não terão mais o direito de recorrer da sentença judicial em liberdade.
A solenidade de formatura dos Policiais Militares ocorreu no Centro de Eventos e contou com a presença da cúpula da Secretaria de Segurança Pública, autoridades estaduais e os familiares dos formandos.
Os novos policiais militares serão empregados no policiamento na Capital, Região Metropolitana de Fortaleza e regiões Norte e Sul do estado. De acordo com o titular da SSPDS, Roberto Sá, os soldados serão distribuídos de acordo com dados colhidos pelo órgão.