A Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) prevê para o trimestre de abril a junho 30% de chances de chuvas abaixo da normalidade, 40% em torno dela e ainda 30% acima da média. As informações são do portal do Governo do Ceará.

O período inaugura um novo cenário climatológico. Quando as águas do oceano Atlântico estão mais quentes do que o normal, isso pode influenciar na formação de áreas de baixa pressão atmosférica sobre a região nordeste, por exemplo. Águas mais quentes tendem a evaporar mais rapidamente, aumentando a umidade do ar sobre o oceano. Esse ar úmido, então, é transportado para o continente pela circulação atmosférica.

Além disso, a temperatura mais elevada da superfície do mar contribui para a intensificação da evaporação, o que aumenta a umidade na atmosfera, sendo ela essencial para a formação de nuvens convectivas, que são responsáveis pela ocorrência de chuvas mais intensas.

Nesta quadra, o balanço de fevereiro mostrou precipitações acima da normalidade, com um desvio positivo de cerca de 90%. Já em março, os acumulados ficaram dentro da média para o Ceará como um todo, porém, com os melhores resulta

By marcoslima

Jornalista, apresentador de TV e radialista. Experiência profissional: 13 anos no Rádio e 26 anos na TV. Trabalha também com Merchandising. Gravações de spot para o Rádio, VT para a televisão e Vídeos para a Internet.