Seja no cartão de crédito ou nas transações comerciais à vista, o famoso PIX, o brasileiro revela significativa disposição pelas compras, principalmente, é claro, as brasileiras. Neste dia do Consumidor, 15 de março, os números do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), confirmam o que seria a quarta paixão dos brasileiros, depois do futebol, carnaval e samba: consumir.

No mês em que aumentam os custos do orçamento doméstico, (IPTU, IPVA, Material Escolar, etc), em janeiro, o volume de vendas do comércio varejista, este ano, cresceu 2,5%, em relação a dezembro do ano passado, na série com ajuste sazonal. A média móvel trimestral variou 0,4% no trimestre encerrado em janeiro.

Tomando o mês de janeiro de 2023 como referência, na série em ajuste sazonal, o comércio varejista subiu 4,1%. O acumulado nos últimos doze meses até janeiro variou 1,8%.

No comércio que inclui veículos, motos, partes e peças e material de construção, chamado de comércio varejista ampliado, o volume de vendas cresceu 2,4%, na série com ajuste sazonal.

Na série sem ajuste sazonal, incluindo todas as atividades que citamos nesta reportagem mais o atacado especializado em alimentos, bebidas e fumo, o varejo ampliado revelou o quanto os brasileiros estão dispostos a gastar dinheiro: o setor registrou a maior alta. Nada menos que 6,8%, acumulando alta de 2,9% em 12 meses.

Viva os brasileiros! Viva os consumidores brasileiros!

By marcoslima

Jornalista, apresentador de TV e radialista. Experiência profissional: 13 anos no Rádio e 26 anos na TV. Trabalha também com Merchandising. Gravações de spot para o Rádio, VT para a televisão e Vídeos para a Internet.