A tendência de permanência da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) próximo à costa norte do estado ampara a previsão de chuvas no Ceará, em todas as macrorregiões até a próxima sexta-feira (1º).

Apesar da expectativa de registros em todas as regiões, a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) espera redução da atividade convectiva – que é a subida de ar mais quente e menos denso – fazendo com que as chuvas no centro-norte do Ceará tenham acumulados menores em relação aos últimos dias.

Para Fortaleza e Região Metropolitana, entre quinta (29) e sexta-feira, a Funceme prevê céu variando de parcialmente nublado a sem nuvens nos períodos da tarde e da noite.

Nesta semana, as três principais chuvas do intervalo entre as 7h de terça (27) e as 7h desta quarta-feira (28) entraram para as maiores do ano de 2024.

São Gonçalo do Amarante, Granja e Paracuru que receberam acumulados de 189, 188.4 e 170 milímetros em 24 horas. Tais observados entram para as posições 7, 8 e 9 do ‘ranking’ de maiores precipitações deste ano.

As chuvas observadas têm relação com a proximidade da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), que colabora para formação de áreas de instabilidade e, por consequência, acumulados mais expressivos.

By marcoslima

Jornalista, apresentador de TV e radialista. Experiência profissional: 13 anos no Rádio e 26 anos na TV. Trabalha também com Merchandising. Gravações de spot para o Rádio, VT para a televisão e Vídeos para a Internet.