O Governo do Ceará dá encaminhamentos ao desenvolvimento do Programa Cientista Chefe. As atividades são desdobramentos da reunião, que ocorreu no início de fevereiro, entre gestores e técnicos da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolviemnto Científico e Tecnológico (FUNCAP) e instituições de ensino superior. Na oportunidade, foram definidas estratégias de atuação do programa.
O Programa Cientista Chefe tem como objetivo unir o meio acadêmico e a gestão pública. Através dele, equipes de pesquisadores estão trabalhando nas secretarias ou órgãos mais estratégicos do Governo do Estado para identificar soluções de ciência, tecnologia e inovação que podem ser implantadas para melhorar os serviços e, desta forma, dar mais qualidade de vida para a população.
Os projetos e as equipes de pesquisadores são definidos a partir das demandas de órgãos do Governo do Estado. Cada equipe é coordenada por um cientista chefe cuja escolha ou indicação segue critérios como produção científica, formação e ligação com núcleos de pesquisa de alto nível (segundo a classificação realizada pela Capes para especificar os cursos de excelência em todo o país) de instituições cearenses.
Outro requisito é que a área científica de atuação do pesquisador tenha relação com a atuação do órgão estadual a ser beneficiado com o programa.