O Carnaval deste ano apresentou redução de 31,1% do número de vítimas de Crimes Violentos Letais e Intencionais (CVLI’s). As estatísticas são da Superintendência de Pesquisa e Estratégia da Segurança Pública (Supesp-Ce), divulgados pela Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS). É o menor número de homicídios dolosos registrados no Ceará, durante o Carnaval, desde 2010.
A SSPDS atribui o resultado positivo à política de trabalho integrado que as Forças de Segurança do Ceará vem implementando ao longo de várias gestões.
A Operação Carnaval 2024 mobilizou quase 8 mil agentes da Segurança Pública. O plantão se estendeu da sexta-feira à manhã da quarta-feira de cinzas. O trabalho foi planejado para executar o policiamento ostensivo em locais estratégicos, críticos e de visibilidade nos principais eventos carnavalescos; regulamentar as medidas de coordenação, fiscalização e execução das atividades de Polícia Judiciária; atuar em operações de bombeiro militar durante o período carnavalesco, a fim de salvaguardar vidas e patrimônios; e realizar ações de patrulhamento aéreo, com a finalidade de prevenir e reprimir ações delituosas.