Engana-se quem pensa que as plantas são silenciosas. Elas emitem ruídos semelhantes à estalo ou clique. A pesquisa é da professora Lilach Hadany, da Escola de Ciências Vegetais e Segurança Alimentar e chefe do programa da Faculdade George S. Wise de Ciências da Vida, na Universidade de Tel Aviv. A informação é do portal da CNN Brasil. Os sons das plantas são indetectáveis ao ouvido humano. Com sede ou sob outros estresses, os vegetais fazem mais barulho.

Estudos anteriores mostraram que as plantas faziam vibrações. O que ninguém ainda havia descoberto era a transformação dessas vibrações em ondas sonoras transmitidas pelo ar. Para ter a certeza que os sons eram emitdos pelas plantas e não pelo ambiente, os pesquisadores colocaram vegetais em caixas de som, equipadas com microfones ultrassônicos. Algumas plantas tinham o caule cortado ou não tinham sido regadas por cinco dias. Outras estavam intocadas.

Os pesquisadores descobriram que os vegetais emitiam sons numa frequência de 40 a 80 KHz. Os ruídos eram semelhantes ao estouro de pipoca ou estouro de plástico-bolha. Uma planta estressada emite de 30 a 50 desses estalos por hora, mas plantas não estressadas emitem apenas um som de estalo por hora.

By marcoslima

Jornalista, apresentador de TV e radialista. Experiência profissional: 13 anos no Rádio e 26 anos na TV. Trabalha também com Merchandising. Gravações de spot para o Rádio, VT para a televisão e Vídeos para a Internet.