O volume de serviços no Brasil, em dezembro frente a novembro de 2021, cresceu 1,4%. Com isso, o ano passado fechou com alta de 10,9%, um recorde da série histórica iniciada em 2012. São resultados altamente positivos para a economia brasileira, levando-se em conta que ainda estamos lutando contra a pandemia do coronavírus e suas mutações. De acordo com o IBGE, o setor de serviços ampliou o distanciamento com relação ao nível pré-pandemia, situando-se 6,6% acima do nível de fevereiro de 2020, e alcançou seu maior o patamar desde agosto de 2015.

Os dois setores da economia que mais contribuíram para o alcance destes números foram: transportes (1,8%) e serviços profissionais, administrativos e complementares (2,6%). A única taxa negativa do mês de dezembro foi verificada nos serviços de informação e comunicação.

Na avaliação regional, houve crescimento em 19 dos 27 estados da federação. O maior crescimento foi registrado em São Paulo (13,1%), seguido por Minas Gerais (11,1%), Brasília (21,5%), Rio Grande do Sul (13,3%) e Santa Catarina (13,1%). O estado do Ceará cresceu 13,2%.

By marcoslima

Jornalista, apresentador de TV e radialista. Experiência profissional: 13 anos no Rádio e 26 anos na TV. Trabalha também com Merchandising. Gravações de spot para o Rádio, VT para a televisão e Vídeos para a Internet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *